24.9.05

Apenas uma pergunta

Alguém me pode explicar a razão pela qual os candidatos à Presidência da República se preocupam mais com argumentos para derrotar Cavaco Silva (que nem candidato é, ainda) do que se apresentarem ou reapresentarem (como um ou outro caso) aos portugueses??

Eu que de politicas sei pouco, vejo aqui muita politiquice!

23.9.05




“Pedro Santana Lopes vai passar a receber já a partir do mês de Outubro uma pensão da Caixa Geral de Aposentações no valor de 3 178,47 euros por mês como presidente de câmara. Aos 49 anos, o ex-líder do PSD vai assim beneficiar do regime especial de reforma, que permite que alguém que exerça funções no poder local, possa aposentar-se com 30 anos de descontos, independentemente da idade.
Apesar de Santana Lopes ter suspendido as suas funções como autarca para assumir o cargo de primeiro-ministro entre 17 de Julho e 11 de Março deste ano, o deputado social-democrata contabilizou quase dois mandatos (7 anos e alguns meses) à frente do poder local, um deles na Câmara da Figueira da Foz, o outro (quase completo) em Lisboa.

No entanto, o tempo de serviço dos presidentes de câmara, pela lei actual, segundo explicou ao CM Fernando Ruas, presidente da Associação Nacional de Municípios, conta a dobrar a partir do sexto ano de mandato. Sendo assim, feitas as contas, Santana Lopes tem cerca de 14 anos de exercício de poder local.” in Correio da Manhã

As imoralidades prosseguem na classe política, torna-se de facto incompreensível para o comum português, todos os apelos do Governo no sentido de realizar sacrifícios, quando a classe política não tem a dignidade de “cortar” nas suas próprias regalias.

A nova aplicação que impede a acumulação de reformas é positiva, mas sabe ainda a muito pouco, muito mais há a fazer. No preciso momento em que o aumento da idade da reforma para a maioria dos portugueses aumenta, surgem notícias de políticos a reformarem-se com apenas 49 anos, é uma ofensa e os cidadãos sentem-se enganados. Enganados por uma classe política em crescente descrédito nos últimos anos, por culpa própria, e com tendência para aumentar.

Desde há muito que me causa enorme preocupação o fenómeno que dá pelo nome de “profissionalização da política”, devo mesmo confessar que, foi com grande satisfação que li a moção apresentada pelo camarada Paulo Marques, e subscrita também pelo camarada João Tiago, que também alertava para esse mesmo facto durante a Convenção Distrital da J.S. de Viseu, que decorreu em Vila Nova de Paiva. Defendo que se encare a política como um contributo cívico temporário, e não como uma profissão a longo prazo. A visão actual, a profissionalizante, origina grande parte dos males que afectam a nossa democracia, e poderá num futuro próximo levar a uma aparição, cada vez mais significativa, de organizações extremistas que poderão assumir proporções verdadeiramente preocupantes, quando o descrédito reina em relação aos Partidos tradicionais.


Posted by Picasa

9.9.05



Como pessoa desde sempre ligada às Novas Tecnologias, sendo a minha formação académica na área da Informática, seria desde logo o primeiro a aplaudir esta iniciativa.Mas essa mesma formação também me diz que para que tudo isto resulte, é necessário que a Instituição funcione de facto, sem irregularidades ou inimputáveis, e que se trabalhe com "pessoas de bem", o que pelos últimos acontecimentos é manifestamente impossível.
Logo de uma boa iniciativa que visa uma maior facilidade para que os jovens adiram à J.S., poderemos, com os actuais dirigentes, passar para um instrumento de poder em época eleitoral ao qual só eles poderão ter acesso.
Quem me garante que as listagens enviadas para as concelhias e federações já incluem os militantes inscritos pela internet??
Esta pergunta seria perfeitamente descabida em condições normais, mas depois de tudo o que já presenciei neste mandato, já acredito em tudo...



Posted by Picasa

3.9.05

lol

O que tu queres sei eu...

Marcelo Rebelo de Sousa revelou ontem em Castelo de Vide ser candidato a Presidente da República se Cavaco Silva não o fizer.
Afinal o analista sempre queria ser político...



Posted by Picasa