26.10.05

Super Mário

13 comentários:

pedro adão e silva disse...

caro bruno,
não te sabia por lides bloguísticas!
abraço

Zeferino Ferreira disse...

denoto um certo apoio a Soares, será incondicional e sem reservas?
Ainda estou para perceber quais as virtudes em votar Soares, só se forpara cair nas graças do PS. Mas quem sabe, sabe!!

Pedro Sá disse...

O VELHO é o maior :D

Bruno Veloso disse...

Caro Rui,

Duas palavras em sintese:

1ªNão faço graças para ser engraçado nem para em graças cair. Contudo sou militante do PS e como tal tenho deveres de militância, que obedecem a regras de democracia interna e as quais sempre respeitarei, mesmo que por vezes não concorde com as tomadas de posição ou a forma como a elas se chega. Mas o dia que vir ultrapassadas as regras basilares daquilo que considero fundamental para o partido aí sim, ponderarei.Não a minha acção mas a minha militância.

2ºEstou obviamente com Mário Soares, sem reservas. Com muito ânimo e empenho, reconhecendo em MS as capacidades e qualidades que o País precisa para o mais alto magistrado da nação.

Um abraço amigo

Bruno Veloso disse...

Pedro,

Bem vindo a este humilde blogue.
Quando quiseres está aqui uma porta aberta á tua participação.

Um abraço

Zeferino Ferreira disse...

Caro Bruno

Não querendo fazer disto um dialogo,mas considerando ser este um espaço de LIBERDADE, e respeitando todos quanto dicidiram apoiar Mario Soares, deixo apenas dois apontamentos.

1)A democracia muitas vezes significa o poder nas mãos de uma maioria incompetente (Bernard Shaw)

Nota: Por tal enquanto militante não vejo que a democracia interna me obrigue a votar em determinado candidato, ainda mais quando estou a votar em cidadãos e não em partidos.

2)Recuso ser um "escravo" das opções partidárias incompetentes e desajustadas à realidade. Não me sinto obrigado em nenhuma eleição a votar no PS só porque sou militante, entendo ser um espaço de LIBERDADE inaleanável.

Um Abraço

Nota: Será que se adivinham processos de expulsão?

Willespie disse...

Subscrevo totalmente as palavras do 'Rui' mesmo que eu não seja um militante do PS nem tão pouco socialista (social-democrata).

As declarações do Bruno Veloso despertam em mim sentimentos de dó e pena.

Arrisco-me a dizer que um processo de expulsão para si (Rui) significaria também um processo de expulsão para o grande poeta, Manuel Alegre. Seria insólito, e não creio que no PS haverá quem venha sugerir uma coisa dessas.

Pedro Sá disse...

De acordo com os Estatutos do PS, Manuel Alegre deveria ser expulso. Mas não os seus apoiantes, o que infelizmente deixaria Helena Roseta de fora.

João Melo Alvim disse...

Não votei no Sócrates para SG, mas fiz campanha nas Legislativas.
Discordei da lista de deputados do meu Distrito, mas fiz campanha nas Legislativas.
Apesar das discordâncias, tratavam-se de eleições partidárias e respeitei a maioria, obviamente.
Nestas eleições, não só não concordo com a escolha, com desgostei do processo, logo, enquanto militante e respeitando a democracia interna (nunca esquecendo que são eleições supra-partidárias), não faço campanha contra o candidato do partido, mas também não faço pelo candidato do partido. A democracia interna se não percebe isto é porque de democracia tem apenas o nome... mas também a democracia é a ditadura da maioria. Parece-me é que a linha que as separa começa a ser cada vez mais ténue e são processos destes que deixam tudo a perder.

Bruno Veloso disse...

Camarada Alvim,

Essa é quanto a mim a tomada de posição correcta e a leitura certa.

Eu também não defendo nem defendi o processo, mas revejo-me efectivamente no candidato MS e obviamente,nunca faria como tu o assumes, e bem, campanha contra o PS ou o seu candidato.

Mesmo na própria JS, onde nenhum candidato foi sequer escolhido para lá de uma vontade pessoal do SG e do seu SN. Também esse processo não teve o minimo de correcção.

Por isso também assumo que o apoio a MS é efectivamente pessoal.

Quanto aos cometários mais incendiados...obviamente que não defendo a expulsão de militantes.

Anónimo disse...

Caros Camaradas e Amigos,

Parece-me que a leitura que o camarada Alvim fez da questão e a mais correcta, no entanto há três pontos que gostaria de reflectir com vocês:
1- Nunca faria campanha contra o meu partido, isso é ponto assente, no entanto nestas Eleições o que está em causa não é um partido político, mas sim, o Homem o candidato, com melhor perfil para PR, o que no meu entender não é com toda a certeza o Mário Soares.
Se todos bem se lembram, eu apoiei, (e como demonstrou os resultados das legislativas bem) o camarada José Sócrates para presidente do PS, porque na altura achei que ele tinha as qualidades necessárias para ser um bom primeiro-ministro e para ganhar as eleições. Com a mesma clareza e frontalidade hoje não apoio o Mário Soares.
2- Não me venham com essa falsa questão que temos todos que ser seguidistas a abanar com a cabeça ao que meia dúzia de iluminados dizem nos órgãos nacionais. Se eu não concordo com o candidato, se eu não concordo com a maneira como ele foi escolhido, porque razão tenho que me calar? Disciplina partidária? Sou tanto ou mais Socialista que essas pessoas que lideraram este processo, logo que alguém aqui fez asneira não fui, eu nem as pessoas que não se revêem na maneira como este processo foi conduzido.
3- Se há alguém que tem se ser expulso do PS, é quem faz essas afirmações absurdas, porque alguém me mostre nos estatutos do PS, quando algum militante queira ser candidato a PR, só pode com o consentimento do partido, e mais, alguém me demonstre que nestas eleições quem vai a votos e o partido A ou B e não as pessoas que até agora apresentaram as suas candidaturas!
Em suma na primeira volta das eleições, (sim porque haverá uma segunda volta nas eleições! graças a candidatura de Manuel Alegre, ninguém tenha a mais pequena dúvida que se ele não fosse candidato o Cavaco Silva ganharia logo na primeira volta), votarei em consciência, e na segunda independentemente de quem for votarei sempre contra Cavaco Silva, porque não tenho memória curta e para quem não se lembra aqui vai uma das famosas frases dele “eu nunca me engano e raramente tenho dúvidas”, está tudo dito!!!

Saudações Socialistas

Anónimo disse...

Vou aproveitar a deixa para um offtopic...


Eu pessoalmente nunca consegui perceber porque é que alguns Socialistas referem-se uns aos outros como sendo camaradas.

Penso que isto não é feito no sentido mais apolítico da palavra, como sendo um amigo ou colega, de equipa. Trata-se de uma apróximação ao Marxismo. Eu sinceramente não percebo o que é que o Partido Socialista ganha quando se tenta deslocar à esquerda, quando ele de facto pertence no centro esquerda do espectro político. Alias o Partido Socialista é um partido Social-Democrata (não confundir com o partido laranja.) e não socialista.

Ou pelo menos deveria ser assim.

Não sou de direita de forma alguma, mas vou votar no Cavaco. Tenho as minhas razões para o fazer.

Penso que para que alguem vote no Mário Soares nestas próximas eleições, esse alguem terá de ser, das duas uma...

1. Um apoiante ou militante, apaixonado do Partido Socialista. Acrescento que não sou contra este tipo de voto, pois é natural e, até um certo ponto, salutar que alguem defenda a sua ideologia e o seu partido incondicionalmente quando se acredita neles, mesmo quando esse apoio, supera o racioncínio e bom senso.

2. Ninguem so seu perfeito juízo.

Anónimo disse...

A candidatura que diz unir os Portuguses não gera consenso nas próprias bases de apoio.
Não será bonito ver alguém, que tudo deu á Democracia, terminar a sua carreira com uma grave derrota eleitoral.
Grave, porque Soares não vai perder só para Cavaco, Manuel Alegre está cada vez mais perto de ser o candidato da esquerda na segunda volta.