24.7.04

Congresso da JS

Decorreu no passado fim de semana o congresso nacional da Juventude Socialista!

Não posso por isso deixar neste bloog duas linhas.

Uma delas, a primeira como não poderia deixar de ser, para a Secretária Geral que cessou funções, a minha querida amiga e grande lider Jamila Madeira.
A Jamila Madeira liderou durante dois mandatos(4 anos) a maior organização politica de juventude em portugal, muitas vezes, fê-lo sobre um percurso tantas vezes minado, mas sempre com grande elevação, construindo o seu percurso e realizando as suas promessas, perante a JS e perante milhares de jovens portugueses. Com ela, e graças a ela tive o prazer de pertencer ao seu secretariado, cresci politicamente, aprendi como homem, senti pela primeira vez a proximidade com as "bases", fui ao terreno com ela e com todos os secretarios nacionais, senti, tal como o restante secretariado, que a confiança que ela depositava em nós era imensa, por isso o nosso esforço teve que ser redobrado e a responsabilidade perante a estrutura, exponencialmente acrescida...esta foi a sua forma colectiva de liderar a JS. Com muita força e convicção...muitos KMs percorridos de norte a sul do pais, ilhas e canadá(onde existe um nucleo da JS)...não houve estrutura nem militante que não possa ter contado com a sua incansável presença e dedicação!Hoje temos uma JS adulta, responsável e séria....Obrigado Jamila pelo teu suor e dedicação, milhares de Jovens portugueses agradecem a JS fica-te eternamente agradecida.
Da minha parte um grande obrigado, pela oportunidade de ser um JAMILO de verdade e com orgulho, obrigado por me teres permitido trabalhar contigo...pela nossa JS.

Uma segunda palavra, para quem não desiste!
Amigo e camarada Luis Filipe Pereira (Licas para a JS), foste á luta com um objectivo...Vencer!Mas deixa-me acrescentar, que a vitória politica deste congresso foi tua, a tua brilhante intervenção, a tua moção que tinha uma chama colectiva, as intervenções dos teus apoiantes, que demonstraram que o sonho e prijecto não se fundem por lugares em órgãos...mas acima de tudo a verdade ante os militantes, que está sempre a cima de qualquer evidência numérica!

E como foi tempo de congresso, e como faz parte do dia a dia desta nossa organização que se auto renova, é altura de dizer até sempre a alguns amigos e camaradas, sempre com o velho chavão...Encontramo-nos todos no PS. É desta forma que quero prestar homenagem a um grande amigo(que desta vez até esteve do "outro lado da barricada"), aquele que foi dentro da JS e que ficará na história da organização como o Pai do Tele Trabalho, o Grande Rui Oliveira!

Por fim uma palavra final ao meu Amigo Pedro Nuno, eleito Secretário Geral, quie terá pelafrente o árduo trabalho de manter vitalizada a JS, com propostas sérias e responsáveis, que não poderá jamais cair na tentação de ser...exclusivamente fracturante, e que não pode ambicionar para a JS um outro lugar que não o da Juventude partidária do maior parido Português.
E como Este é o Teu Tempo...Felicidades!


3 comentários:

Pedro Santos disse...

Julgo que teremos de fazer um grande esforço de renovação pensada e ousada à nossa medida. Como diria Miguel Torga, «Temos o terrível poder de recusar» porém, temos poderes ainda mais nobres, como o poder de reinventar. Ser de esquerda é compreender que a vida é uma sucessão de ciclos, de movimento, e que esse movimento deve ter a sua expressão ao nível das ideias.

Temos de afirmar com clareza a nossa personalidade, temos de ser nós próprios, temos de usar o nosso pensamento e não nos deixar-mos manipular por quem quer que seja. Fui ao XIV Congresso da JS movido por algo conotado com a minha personalidade, com a minha coragem, com o meu desejo e alma. Serei sempre um militante da JS, a lutar pelos ideais que perfilho, sem nunca me votar ao silêncio educado para o conformismo! Os princípios pelos quais me faço reger, obrigam-me ao constante inconformismo, ao espírito crítico e à liberdade de pensamento. Como jovem de “esquerda” nunca permitirei que os pensamentos dos militantes se vergam, que os princípios se degradem e que a JS seja assolada por verbalismos e intenções envenenadas. Continuo a ser um jovem socialista, e acima de tudo continuo a sonhar!

Este é o teu tempo...

Obrigado Luis Filipe Pereira
Obrigado Licas

Pedro Santos

Pedro Sá disse...

Sem prejuízo de concordar com tudo o que disseste, tenho que deixar esta nota ao Rui Oliveira, também:

Saindo da JS por limite de idade, por uma vez não foi COMIDO NAS LISTAS :)))

Pedro Sá disse...

Uma pequena correcção: não se diz "Encontramo-nos todos no PS" mas "ENCONTRAMO-NOS TODOS NO PARTIDO" !