15.3.06

CARICATO

Não posso deixar de achar curioso, diria mesmo caricato, que uma semana após receber a convocatória para a Comissão Nacional que irá marcar o próximo congresso nacional da JS, receba em casa uma segunda carta a comunicar a constituição da ONESES E ONESEBS, grandes bandeiras da moção aprovada no congresso de Guimarães em 2004, a importância de uma nova direcção para ANJAS, entre outras informações que mais parecem a necessidade de mostrar serviço.

1 - É verdade que terminámos um ciclo eleitoral, e que essas mesmas eleições nos ocuparam algum tempo, mas não o suficiente para a total inércia da estrutura nos últimos quase 2 anos.
Os actos eleitorais devem permitir-nos exercer o nosso dever de agentes políticos promovendo o debate e reflexão. Enquanto estrutura política é obrigação da JS concentrar-se na acção e na intervenção política sempre e em qualquer momento, independentemente do calendário eleitoral.

2 - Durante os últimos dois anos muitas foram as oportunidades, mas é já perto do congresso que se tenta criar a ONESES E ONESEBS e se responsabilizam as estruturas concelhias e federativas pelo insucesso na criação das mesmas.

3 - Durante os últimos 2 anos ouvi várias vezes o Presidente da Assembleia Geral da ANJAS manifestar a sua disponibilidade para marcar eleições internas. 5 meses depois das autárquicas e 3 dias antes da Comissão Nacional que marca o Congresso Nacional é que o SN volta a falar nisto.

4 - A referida carta fala ainda em reuniões com vários secretários de estado e iniciativas parlamentares, incluindo o ante projecto-lei com vista à alteração do código civil que prevê que seja possível o casamento entre homossexuais. Parecia interessante, não fosse a falta de debate interno sobre os mesmos temas, a falta do contacto com os militantes de base, e ver que essas iniciativas são meras reacções a outras forças políticas, como se houvesse um concurso para ver quem é o primeiro a tomar a iniciativa.

Está na hora da JS voltar a ter uma atitude consciente, consertada com as bases, responsável e responsabilizadora.


Depois de 2 anos com muito pouca informação, receber tanta informação e a promessa de tanta actividade, com a ideia de que se não for cumprida é culpa de todos menos do actual secretariado nacional parece piada e faz-me lembrar uma animação que recebi no outro dia por mail - "Titanic em 30 segundos".


SERÁ QUE ALGUÉM SE ANDA A TENTAR JUSTIFICAR POR TRABALHO QUE NÃO FEZ?

Sem comentários: