3.8.04

Falta de capacidade Governativa

"O Conselho de Ministros analisou a situação do País quanto à acessibilidade por parte dos doentes oncológicos às unidades de radioterapia, na sequência de apresentação feita pelo Ministro da Saúde.
A análise revela que se verifica uma concentração de meios humanos e de equipamentos de radioterapia em determinadas regiões do País (Porto, Coimbra e Lisboa) penalizando as populações que vivem noutras regiões e que muitas vezes são obrigadas a longas deslocações para poderem ter acesso aos tratamentos de que necessitam.
Face à situação existente, o Conselho analisou um Plano de desenvolvimento de instalação progressiva no País de novas unidades de radioterapia nas regiões de Aveiro, Braga, Bragança, Évora, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Numa 1ª.fase de desenvolvimento deste Plano e tendo em conta que se encontram já em curso algumas iniciativas, são as seguintes as unidades de radioterapia a instalar a curto prazo e com data de entrada em funcionamento calendarizada.


Regiões - Localização - Entrada em funcionamento


ARS Algarve - Faro - 1.º trimestre 2005
ARSLVT - Setúbal/Barreiro - 2.º trimestre 2005
ARS Norte - Vila Real - 1.º trimestre 2006
ARS Alentejo - Évora - 3.º trimestre 2006
ARS Centro - Viseu - 1.º trimestre 2007



Foi esta uma das decisões do último concelho de ministros!
Mas será assim tão dificil, desconcentrar?
Será que estes senhores, sabem em que ano estamos?
Parece-me que depois desta análise, o quadro de programação é completamente irreal!
É inacreditável, quando tanto se fala em descentralização de poderes(digo bem...."fala"), não haja capacidade política, nem vontade para pelo menos decidir no imediato pela homogeneização e igualdade de acesso ao SNS!

Enfim...enquanto este VAMPIRO do SNS continuar a ceder a lobbies etc...estamos conversados!!

Sem comentários: