13.9.04

JS de Vila Real e Bragança preocupadas com futuro das SCUT's

COMUNICADO DE IMPRENSA

As Federações Distritais de Vila Real e Bragança da Juventude Socialista vêm por este meio manifestar a sua preocupação e completa discordância com as declarações feitas pelo Ministro das Obras Públicas, António Mexia, e pelo Primeiro-ministro relativamente ao fim das portagens virtuais nas SCUT’s do Interior.
Relembre-se que estas vias, uma dívida antiga do Governo central para com as populações do Interior, são um factor crucial para o desenvolvimento de regiões como Trás-os-Montes e Alto Douro, e a isenção de portagens é um factor de discriminação positiva indispensável para o desenvolvimento destas mesmas regiões.
A nosso ver, a ideia criar portagens nestas vias tendo como argumento "critérios de justiça e equidade" é ridícula, desonesta e revoltante. Se a justiça e equidade fossem critérios na construção de obras públicas, então, muito investimento teria que ser feito nos distritos do Interior antes que se lhes pudesse cobrar fosse o que fosse.
Outro aspecto que nos leva a discordar completamente desta ideia grotesca prende-se com o facto de não existirem vias alternativas às SCUT’s. Quem tem o mínimo conhecimento da obsoleta rede rodoviária do Interior não pode, honestamente, reconhecer a existência de qualquer via verdadeiramente alternativa (contrariamente ao que sucede no Litoral). Basta que vejamos que, em grande medida, é graças à rede rodoviária actual que se verifica o isolamento económico-social que há tantos anos afecta estas populações.
Urge que de uma vez por todas se ponha termo ao reinado dos tecnocratas que não tendo qualquer noção das realidades regionais governam de forma arrogante e autista. É importante relembrar que em pleno séc. XXI ainda não existe um único quilómetro de auto-estrada em toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro!
Resta-nos esperar que o Governo reveja a sua posição nesta matéria e não se decida pelo sufoco das regiões carenciadas do nosso país contribuindo dessa forma para o aumento das assimetrias entre o Interior e o Litoral.
Esperamos também que, relativamente a esta matéria, as Distritais de Vila Real e Bragança do PSD e da JSD não optem pelo caminho fácil do seguidismo político e se mantenha na defesa intransigente das nossas populações.

Sem comentários: