11.10.04

Js Bragança exige clarificação do Governo sobre a criação da Universidade de Bragança

Bragança, 11 Out (Lusa) - A Juventude Socialista de Bragança exigiu hoje à ministra do Ensino Superior que clarifique o processo de criação de uma universidade pública naquela cidade, depois de ter expirado mais um prazo para uma decisão do Governo.
Segundo o presidente da federação distrital da JS, Bruno Veloso, a ministra do Ensino Superior prometeu, em Maio, à comissão pró-universidade de Bragança tornar públicas até Setembro as conclusões de um estudo sobre esta matéria.
"É com alguma estranheza que constatamos que, desde Maio até Setembro, nada mais foi dito, o que nos leva a perguntar se a questão estará mesmo a ser estudada", disse o responsável à Lusa.
A JS de Bragança espera que a ministra esclareça o assunto na resposta a um requerimento que o deputado socialista Gustavo Carranca, também líder da distrital do Porto da JS, apresentou na Assembleia da República, a 07 de Outubro.
No requerimento, o deputado pergunta se o estudo da comissão de avaliação do Ensino Superior está mesmo a ser efectuado e, em caso afirmativo, para quando se prevê a sua conclusão.
A reivindicação da criação da Universidade de Bragança surgiu no início da década de 90, com políticos e várias entidades a defenderem a passagem do Instituto Politécnico local a universidade.
Os deputados eleitos por Bragança do PS e do PSD chegaram a apresentar, alternadamente, na Assembleia da República, projectos-lei nesse sentido, mas que nunca chegaram a ser discutidos.
A hipótese foi afastada pelo ex-primeiro-ministro, António Guterres, que avançou com a alternativa da criação de um instituto universitário, chegando a anunciar um estudo, cujos resultados nunca foram divulgados.
A ideia desagradou aos defensores do modelo inicial, que constituíram uma comissão pró-universidade, liderada pelo presidente da Câmara de Bragança, o social-democrata Jorge Nunes.
A comissão levou à Assembleia da República uma petição, que foi discutida, sem qualquer consequência prática.
O autarca ganhou novo alento quando Durão Barroso prometeu, na campanha para as legislativas de 2002, a criação de duas novas universidades públicas no país, uma em Bragança e outra em Viseu.
Alguns meses mais tarde, no congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro, já na qualidade de primeiro-ministro, Durão Barroso anunciou a criação do ensino universitário em Bragança, sem especificar o modelo em causa.
A actual ministra do Ensino Superior comunicou à comissão pró- universidade a realização de um novo estudo sobre o processo, com resultados a anunciar em Setembro, mas desconhecidos até à data.
HFI.
Lusa/Fim

Sem comentários: