4.8.05

Agosto


O mês de Agosto, tradicionalmente sossegado em termos noticiosos, tem este ano caracteristicas muito especiais.
Já seria de esperar. Enquanto uns aproveitam sol e praia outros pensam Outubro.As autárquicas avizinham-se e as preocupações partidárias vão crescendo. Há mesmo quem pense e repense!Não ter de encarar o ‘day after’ eleitoral seria um descanso. Até compreendo, muitos darão a cara pelos partidos, pelas ideias e convicções (sim, pois só isso os pode levar a enfrentar alguns desafios de natureza edílica). Sim, quanto a esses sinto uma enorme estima e admiração.Contudo, outros há cujos resultados serão fruto de sementeiras feitas em dias de tempestade.
Na vida politica, o imediato não é hoje mas sim o futuro. Quem luta por convicções fá-lo abnegadamente sem pensar única e exclusivamente em actos eleitorais com datas precisas. Em politica deve-se olhar o futuro com esperança e com trabalho, independentemente de termos ou não poder. Afinal há poderes que dependem de nós, da nossa capacidade e vontade de fazer mais e melhor por aqueles que um dia queremos representar.
Espero que quem compreendeu no passado esta via possa festejar Outubro, independentemente do resultado. Quanto aos outros...que ganhe o PS!
Mas Agosto é este ano mês de expectativas. As presidenciais adivinham-se e o país vive suspenso em tomadas de decisão pessoais (e não só).
Tudo mudou!Afinal o Homem Fixe ainda consegue compreender o país, a esquerda e os Portugueses.Mário Soares surge hoje aos olhos de muitos como o inevitável o salvador de uma esquerda que se sentia complexada e amedrontada. Ai se não fosse Fixe este Soares!
Tenho por Mário Soares uma inegável estima e admiração. Um Homem para quem a palavra temeroso não faz parte da sua vida e do seu léxico, um Homem velho mas inegávelmente Jovial.Um Homem que sabe pensar Portugal!
Soares contradiz tudo o que é previsivel. Soares é hoje um politico em cena.
Entrou em palco sem encenações mediáticas nem calculismos premeditados e foi claro a todas as respostas...está em momento de reflexão e auscultação!Espero muito sinceramente que Agosto seja um bom conselheiro para este País.
Do outro lado teremos o abominável, desculpem, inevitável Cavaco Silva. Um Homem cuja sua frontalidade deixa muito a desejar. Um temeroso calculista que aguardava à sua porta uma passadeira vermelha para Belém e um apelo dos portugueses.
Enganou-se Cavaco!Os Portugueses não lhe estenderam a passadeira e ele continua a alimentar o ‘tabú\'.Podia tê-lo feito de uma forma mais discreta e pela sua voz. Afinal está em causa uma eleição pessoal. Contudo Cavaco prefere gerir o seu tempo, mostrando-se vivo e disponivel pelas vozes de outros. Vozes, acrescente-se muito pouco simpáticas como as de Dias Loureiro ou Manuela Ferreira Leite.
Aqui existe uma grande diferença. Mário Soares é frontal, Cavaco é um temeroso.Soares assume o risco por convicções colectivas, Cavaco adia assumir uma ambição pessoal que já todos lhe conhecem.
Mário Soares disse que iria ouvir várias personalidades da vida politica, Cavaco Silva ouve apenas uma certa franja do PSD. Só assim se consegue explicar as criticas disparatadas de alguns sectores da direita aquando do pedido de audiência de Mário Soares ao Presidente da Répública.Soares fê-lo (bem) públicamente. Cavaco fê-lo no silêncio, escondendo-se dos Portugueses e dos seus próprios apoios, que depois de se sentirem traidos nas suas convicções tiveram que retirar as suas criticas ao PR.
Enfim esta época será frutifera.Agosto será época de decisões para alguns e de trabalho para outros.
Espero contudo que todos aqueles cuja causa pública se propõem abraçar, trabalhem e reflictam sem se esconder das pessoas alimentando tabús pseudo-estratégicos.Afinal se a politica se destina ás pessoas não devemos fugir delas. São elas que devemos escutar.
Boas férias para quem as tem.

Sem comentários: