18.8.05

Comentadores


Editorial

COMENTADORES

A nomeação do ex-ministro do Desporto e da Juventude, Armando Vara, para a Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) tem feito correr muita tinta. Desde Marcelo Rebelo de Sousa a Honório Novo, poucos são os comentadores televisivos ou de imprensa que têm resistido a abordar a ascensão de Armando Vara na hierarquia da CGD.Por cá, na Imprensa Regional, o assunto até tem passado despercebido, tal é a avalanche de informação nos “media” de projecção nacional.
Aos microfones da RTP, Marcelo pôs em causa o facto de um funcionário da agência da Caixa de Mogadouro ter chegado à Administração, enquanto o deputado do PCP, Honório Novo, alinhou pela mesma bitola, mas num artigo assinado no Jornal de Notícias.Então para Marcelo Rebelo de Sousa e para Honório Novo a passagem de Armando Vara pelos cargos de secretário de Estado da Administração Interna, de ministro-adjunto do primeiro-ministro e de ministro do Desporto e da Juventude (numa altura decisiva da candidatura ao Euro 2004) não representa nada?
As funções governativas não acrescentaram nada ao currículo do ex-deputado por Bragança e, agora candidato do PS à Assembleia Municipal de Vinhais?
Mas, Marcelo e Honório Novo são, apenas, alguns dos comentadores que passaram por cima do desempenho político de Armando Vara e se apressaram a condenar a sua nomeação. Se o escolhido fosse outra pessoa qualquer, acabada de sair da Faculdade e nascido num berço de ouro de Lisboa, ninguém estranharia.
Mas, como este não é perfil que encaixe na figura de Armando Vara, a nomeação continua a dar que falar. É que, ainda por cima, o novo administrador da CGD é do concelho de Vinhais, coisa impensável aos olhos de alguns comentadores, pouco dados a olhar para lá da cintura da Grande Lisboa.
Impávido e sereno, Armando Vara prefere não reagir. A melhor resposta, de facto, passa pela realização de um bom trabalho na CGD, mostrando aos mais incrédulos que, aquilo que muitos apelidam de favor político, chama-se mérito e capacidade de trabalho.

1 comentário:

transpose disse...

Sabes que o Armando Vara embora seja deputado e tenha feito parte do governo não quer dizer nada, por várias razões:

- histórias pouco licitas com fundaçõe sque levaram à sua demissão.

- Lá por passar no governo é preciso capacidade técnica a nivel de finanças, coisa que o homem não tem.

Penso que é a Cardona parte dois. No fundo é por isso que os politico são cada vez mais mal vistos. O único objectivo é o tacho puro e duro, tirando mt honrosas excepções, que não esta.