3.8.05

Summercamp 2005

Participei este ano, pela primeira vez, no Summercamp da ECOSY que decorreu de 26 de Julho a 1 de Agosto na Figueira da Foz.
Um dos motivos que me levou a participar no evento foi o facto de se realizar em Portugal, o que representou uma poupança significativa em termos de deslocações. Devo mesmo confessar que “temi” uma invasão de “Tugas” aliciados pela oportunidade de participar num Summercamp com um custo tão reduzido. Puro engano! Para minha surpresa a delegação portuguesa no Summercamp 2005 (excluindo os elementos ligados à Organização) não teria muito mais do que 60 pessoas! Confesso que esperava uma participação mais significativa.
Não me vou alongar em reflexões quanto aos motivos que terão levado a tão fraca adesão mas também não me posso coibir de fazer um pequeno exercício crítico. Do contacto que tive com alguns militantes pareceu-me claro que a informação relativa ao Summercamp chegou com bastante eficácia às estruturas mas a ligação aos militantes de base não terá ocorrido da forma mais eficaz. Por outro lado, também é sobejamente conhecida a inércia dos militantes da JS no que diz respeito à sua participação nas actividades da estrutura por mais aliciantes que sejam. A meu ver, neste caso particular, perdeu quem ficou em casa!
É, contudo, obvio que nem todos os militantes ficaram em casa por falta de vontade. Muitos não participaram porque, decorrendo uma parte do acampamento durante a semana, se tornava difícil, ou mesmo impossível, compatibilizar as obrigações decorrentes da vida profissional com a vontade de estar presentes. Neste aspecto, julgo que devia ter havido, da parte da sede nacional, uma maior divulgação da possibilidade de participar apenas durante o fim-de-semana por 35€. Em conversa com o Pedro Nuno referi-lhe este pormenor tendo-me ele dito que se tratou de uma opção estratégica de forma a incentivar a uma participação durante toda a semana. Julgo, ainda assim, que se tratou de uma opção pouco feliz.
Quanto ao evento em si, merece-me uma apreciação bastante positiva. Houve, obviamente, problemas com a organização (foi nítida a falta de elementos) mas nada que afectasse significativamente o decurso das actividades. Faço apenas uma chamada de atenção à pouca (para não dizer nenhuma) atenção dedicada pela organização às actividades desportivas que decorreram durante o evento (refiro-me apenas às “altas patentes” da organização). Valeu o empenho de alguns camaradas para que fosse possível levar o barco a bom porto.Posto isto, julgo que é justo dar os parabéns à JS pelo arrojo com que se lançou para esta empreitada fazendo votos que não se descanse à sombra desta iniciativa que, apesar de toda a sua importância, não substitui a acção política que se espera e exige de uma estrutura da nossa dimensão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Fernado,

Parece-me que uma organização deste nivel, como é o Summercamp da Ecosy, até pela sua importância e peso, "obrigaria" a que a Sede Nacional tivesse feito um mailing para todos os militantes da estrutura. Impunha-se dar-lhes conhecimento. Até porque o site nacional, além de pouco apelativo, NÃO É, pelo constantemente desactualizado que está, um verdadeiro boletim divulgador da actividade da estrutura.

E o envio para concelhias e nucleos, cujos meios financeiros nao existem (culpa nossa, militantes, mas tb dos comissários nacionais que chumbaram o financiamento em sede de alteração estatutaria!), significava desde logo, uma divulgaçao apenas a uma meia duzia de Camaradas.

Por motivos profissionais, não fui, mas tb nao queria que o meu 1º e, ao que parece, porque a idade nao perdoa!, ultimo Summercamp fose caseiro...

Apesar de tudo, ainda bem que nao fizemos má figura!

(lamentavel é, passado estes dias todos, o site nacional continuar a sugerir como nos inscrevermos para a Figueira, e nao existir um site, um blog, nada, que conte o que se passou, o que se discutiu, com fotos e afins...)

Ricardo Teixeira
Vila Franca de Xira